Catamarã bate em baleia na travessia entre Morro de São Paulo e Salvador

By on 11 de setembro de 2017

Um catamarã que saiu de Morro de São Paulo e seguia para Salvador, bateu em uma baleia na região da praia de Cacha-Pregos, na manhã desta segunda-feira (11).

Cerac de 20 pessoas estavam na embarcação Farol do Morro, que deveria chegar ao Terminal Náutico da Bahia, na capital, às 11h, mas só atracou por volta das 13h.

A situação assustou passageiros, que colocaram coletes após o tombo do animal na embarcação. Não houve feridos. “A baleia bateu duas vezes no barco, distribuíram os coletes. Ficamos todos em choque. Os marinheiros nos ajudaram. Eles nos acalmaram e tentaram não mostrar pânico. Tinha colete pra todo mundo. Foi Deus e os marinheiros”, disse Lidiane Veríssimo, turista do Ceará que estava no catamarã.

“Bateu no motor duas vezes. No começo todo mundo começou a chorar, mas depois deu pra ver que tava tudo bem e ficamos calmos”, afirmou Ronaldo Ramos, também turista do Ceará que estava na Farol do Morro.

Procurada pela reportagem, a Capitania dos Portos confirmou o incidente e disse que encaminhou para o local um navio e outras duas embarcações para dar apoio aos tripulantes. A Capitania informou, ainda, que vai instaurar um inquérito para apurar as cas do ocorrido.

Por meio de nota, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), responsável pela operação da travessia entre Salvador e Morro de São Paulo, disse que, assim que houve o incidente, o comandante da catamarã acionou uma embarcação reserva para acompanhar, por medida de segurança, o trajeto do catamarã até Salvador.

A Astramab infomrou que o catamarã sofreu uma pequena avaria no eixo do motor, mas que os passageiros não precisaram ser transferidos para outra embarcação. Ainda conforme a associação, o catamarão atingido pela baleia vai passar por uma revisão e por um conserto para voltar a operar.

 travessia Salvador-Morro de São Paulo não foi interrompida. A última saída da capital ocorreu às 14h, conforme o programado, informou a Astramab. No sentido oposto, a última viagem está prevista para 15h.

A travessia Salvador-Mar Grande, que também tem saídas do Terminal Náutico da Bahia, opera normalmente nesta segunda-feira.

Informações do G1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com